Projectos e Actividades

No sentido de combater o isolamento/solidão dos seniores a AMBC construiu, em parceria, com a Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha e a Cruz Vermelha Portuguesa o Projecto C*3 em Movimento – (Re) Descobrir Redes na Comunidade.

Este projecto tem como objectivo ocupar activamente os seniores com actividades do seu interesse reforçando o seu bem-estar físico e mental através da valorização dos seus conhecimentos/saberes e da sua participação activa na comunidade. Este projecto é financiado pelo programa BIP-ZIP da Câmara Municipal de Lisboa. E contempla actividades como:

  • Transporte Solidário – Serviço de transporte partilha que promove o aumento da mobilidade dos seniores aos serviços de proximidade e actividades de ocupação de tempos livres.
  • Informática – Cursos de informática e acesso livre orientado promotores da infoinclusão e cidadania activa dos seniores.
  • Artesanato – Ateliers regulares de artesanato, com recurso a materiais diversificados (tecidos, eva, recicláveis), que resultam da partilha e valorização dos conhecimentos e saberes da comunidade. Participação em Feiras de Artesanato.
  • Ginástica – Promoção do bem-estar físico e mental dos seniores, nomeadamente através de acções geriátricas de manutenção do corpo.
  • Rastreios e Palestras de Saúde – Promoção da saúde através de acções de prevenção (rastreios e palestras).

Para além deste projecto de cariz mais social, A AMBC desenvolve ainda um conjunto alargado de outros Projectos e Actividades Transversais de promoção e animação educativa, cultural e recreativa e desportiva de interesse para a comunidade, através da sua participação activa, reconhecimento e valorização dos seus saberes e experiências, e captação de outros recursos ao serviço da Associação. Alguns exemplos destas acções são:

  • Inglês – Promover cursos de curta duração de introdução à língua inglesa como valorização pessoal, exigência no quotidiano da utilização da internet e/ou do mercado do trabalho.
  • Pintura – Ateliers regulares de pintura, como forma de promover a socialização e estimular a criatividade, através da partilha e valorização dos conhecimentos e saberes da comunidade.
  • Festividades – Promover actividades culturais e recreativas como forma de estimular o convívio e as relações de vizinhança.
  • Actividades Desportivas – Promover actividades desportivas que estimulem a manutenção do corpo e da mente dos associados.
Anúncios